Conhecido também como recontorno estético em resina, é um procedimento em que conseguimos melhorar a estética e harmonia do sorriso, como cor, formato, volume, através da confecção de facetas em resina composta altamente estéticas, onde o dentista realiza um trabalho aditivo, ou seja, não é necessário desgaste dentário.
É uma alternativa menos invasiva do que o procedimento de Facetas em Porcelana.
Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer o tratamento com faceta de resina. Desde a recuperação de dentes fraturados, em adultos ou crianças, à reconstrução estética do sorriso, o tratamento com faceta dentária laminada não tem restrições quanto a sua aplicação.
O que pode ser corrigido com a faceta de resina?
São vários os problemas estéticos que podem ser corrigidos. Do fechamento de espaços entre dentes, como os diastemas, à alteração da cor, das correções de forma à otimização estética após tratamento com aparelho ortodôntico, são inúmeras as possibilidades para esta técnica considerada a mais versátil disponível. Conheça as indicações da faceta de resina:
✓ fechamento de diastemas;
✓ fechamento de “black spaces”;
✓ correção de cor;
✓ correção de forma;
✓ aumento de comprimento e volume dos dentes;
✓ recuperação de desgastes causados por bruxismo.
É preciso desgastar os dentes para a faceta de resina?
Nem sempre. Ainda que a faceta de porcelana seja caracterizada pelos desgastes na superfície dos dentes, na técnica com resina esta redução da estrutura dental nem sempre é precisa.
Para saber quando é realmente necessário desgastar o dente no tratamento com faceta de resina, questões como inclinações dentárias, presença de restaurações antigas em resina e exigências estéticas individuais são levadas em conta para determinar se os desgastes são essenciais para que os resultados estéticos sejam naturais e harmônicos.
A faceta em resina é reversível?
Quando o tratamento é realizado sem desgastar a superfície do dente, a faceta de resina é reversível, ou seja, pode ser removida e os dentes voltam a ser o que eram antes. Para isso, basta remover as camadas de resina com delicadas tiras de lixa. Depois, é só polir novamente o esmalte dentário para recuperar o brilho.
Já a faceta de resina realizada após o desgaste do dente não apresenta características de reversibilidade. Isto ocorre porque, uma vez desgastada a superfície do dente, sempre que a camada de resina é removida é preciso instalar algum tipo de faceta dentária laminada, como a faceta de porcelana e a lente de contato dental – ou então utilizar a mesma técnica anterior.
Para maiores informações, agende sua consulta clicando no botão abaixo!
Para maiores informações e para realizar um agendamento, clique no botão abaixo e fale conosco pelo WhatsApp!